sábado, 27 de dezembro de 2008

Os Melhores Álbuns de 2008

1 Tv On The Radio - Dear Science,


O Tv On The Radio fez neste álbum tudo que teve medo de fazer nos outros dois; Dear Science, não pára um minuto para respirar, seja na épica Halfway Home ou na "princeana" Golden Age. Os novaiorquinos mostram como fazer um disco mais pop sem perder a identidade. Há guitarras reggaedas, há violinos, tem a música que o Bloc Party sempre sonhou em fazer (Dancing Choose). Prepare-se, você está diante de um clássico.
http://www.myspace.com/tvotr

2 Departement Of Eagles - In Ear Park

O projeto paralelo do integrante do Grizzly Bear, Daniel Rossen usa a influência da carreira solo de Paul McCartney para fazer melodias tão belas quanto complexas. In Ear Park constrói um clima de tensão impressionante com seu pop orquestrado.
Para quem gosta de Animal Collective, ou melhor, para quem gosta de música boa.
http://www.myspace.com/deptofeagles

3 Marcelo Camelo - Sou

Download
Eu boto minha mão no fogo por qualquer coisa que envolva o Hurtmold. O que tinha tudo para ser bom, fica ainda melhor com o quase minimalismo da banda paulistana e com Camelo se livrando de alguns vícios que o acompanhavam no Los Hermanos. Sou é um disco cheio de nós; sorte de quem os percebe e os aprecia, azar de quem tenta desmembrá-los com críticas simplistas como "cópia de Chico Buarque", "Los Hermanos sem guitarras", etc.

Mas quem se importa com o que eu digo? Melhor saber o que o Caê pensa disso:
Blog do Caetano

4 Deerhunter - Microcastle


Em seu terceiro cd, o Deerhunter junta elementos pop ao seu post-punk experimental, o que não quer dizer que o som da banda está mais fácil: há espaço para a complexidade típica do Radiohead, os momentos tensos do My Bloody Valentine e as guitarras cruas do Sonic Youth. Não pense, porém, depois de tantas referências, que Microcastle é simplesmente um emaranhado de influências; impressiona a originalidade da banda e a competência para fazer um som experimental convergir com melodias simples e bonitas.
http://www.myspace.com/deerhunter

5 No Age - Nouns



Download

Eu poderia citar milhares de estilos e rótulos para você entender o que é o som do No Age, basta saber que Nouns é a catarse em forma de música.
Para quem gosta de Sonic Youth, Mudhoney, Pavement.
http://www.myspace.com/nonoage

6 Plants and Animals - Parc Avenue


Canadenses, multi-instrumentistas, temas religiosos nas canções. Não, não é o Arcade Fire. Apesar de alguns canções remeterem a famosa banda, o Plants and Animals aposta em algo mais bucólico misturado a melodias pop e, por vezes, experimentais; somado a isso, as reviravoltas de Mercy, uma das melhores músicas do ano.
http://www.myspace.com/plantsandanimals

7 Vampire Weekend - Vampire Weekend


Download e Crítica

8 Devotchka - A Mad & Faithfull Telling



Download

Se você for procurar saber sobre o Devotchka irão te falar que é um típico exemplo de "rock cigano". Você não vai acreditar nisso, é claro. Seria um grande erro limitar o som de uma banda que consegue misturar um post-punk elaborado com influências de música latina e do leste europeu.
Para quem gosta de Tom Waits, Gogol Bordello, Beirut. Se bem que atualmente, todo mundo gosta de Beirut. Ai quando "Pequena Miss Sunshine" passar na Globo...
http://www.myspace.com/devotchkamusic

9 Wolf Parade - At Mount Zoomer


Download

Mais um bom disco desses canadenses que apostam na soma de guitarras e sintetizadores com os possivelmente melhores vocais da atualidade.
Para quem ainda acredita no indie rock e o que isso talvez queira dizer...
http://www.myspace.com/wolfparade

10 MGMT - Oracular Spectacular



Download

O MGMT tem uma coisa Roxy Music que me deixa louco!!! Momento glam a parte, é impressionante a capacidade de construir hits que esses jovens americanos têm com uma variedade enorme de influências como a dançante Kids, a reggaeira Electric Feel, a psicodélica 4th Dimensional Transition. No entanto, ainda precisa se afastar de todo hype que os rondam e dos vícios dos efeitos eletrônicos.
http://www.myspace.com/mgmt

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem ta escrevndo no blog?
Tá do caralho. Parabéns!

Anônimo disse...

Só de colocar o At Mount Zoomer entre os melhores de 2008 - provavelmente o disco mais subestimado do ano - já merece meu respeito! E ainda por cima, ouviu o último do British Sea Power que também é um disco bem bacanudo e com ótimas canções!

Parabéns!

Guilherme Santana - BH/MG