sábado, 28 de abril de 2007

Arctic Monkeys - Favourite Worst Nightmare

Brianstorm
Teddy Picker

D is For Dangerous
Balaclava

Flourescent Adolescent
Only Ones Who Know
Do Me a Favour

This House Is a Circus
If You Were There, Beware
The Bad Thing

Old Yellow Bricks
505



Faça o downlaod aqui:

http://rapidshare.com/files/28314298/Favourite_Worst_Nightmare_-_Arctic_Monkeys.zip


Você estava ansioso pelo novo álbum do Arctic Monkeys? Deu tempo? Pois é, apenas um ano depois de lançar o tal aclamado Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not, a banda mais “hypada” do mundo chega com o seu segundo cd, Favourite Worst Nightmare. E é claro, acompanhando o lançamento do disco vêm também todos os comentários da imprensa, tentando colocar os queridos símios do ártico como “salvadores do rock’n’roll”.

Mas o Arctic Monkeys nunca ligou muito para isso não. Para ter uma prova disso é só visitar o my space dos caras e ver que a frase da banda é: “Don’t Believe The Hype” e ano passado eles lançaram um single chamado: “Who The Fuck are Arctic Monkeys?” ou seja, além de humildes ainda são “cool”. O importante mesmo é que Favourite Worst Nightmare está ai e traz uma banda mais madura, porém sem perder o espírito de juventude em suas letras. A voz de Alex Turner é mais exigida e suas composições permitem que ele seja comparado a Morissey e Noel Gallagher.

O albúm começa com Brianstorm, primeiro single, que poderia com toda certeza estar no primeiro cd e tem uma letra totalmente nonsense (fala de uma combinação entre camisa e gravata que os caras viram em alguém durante uma viagem) e uma melodia rápida, terminando quando você menos espera, com Matt Helders esmurrando a bateria. Deja vú? É assim pelas próximas três faixas, o bom e velho(?) Arctic Monkeys fazendo o que sabe.

Porém, para surpresa geral, chega a hora de Fluorescent Adolescent e os ingleses de Sheffield nos mostram que têm capacidade para fazer uma boa balada e melhor ainda, construir um hit, falando sobre a melancólica vida sexual de uma senhora de meia idade ("Flicking through a little book of sex tips. Remember when the boys were all eletrical?"). Mas não é só essa novidade que Alex Turner tem para nós. Bem na metade do álbum, Only One Who Knows vem sem baixo e bateria e com Alex falando de amor ("They made it far too easy to believe, that true romance can’t be achieved these days"). Provavelmente os fãs mais fervorosos vão achar a música chata, mas eu prefiro tê-la como introdução para a melhor música do cd, Do Me a Favour, que também traz um novo estilo relacionado ao que os monkeys faziam (fazem), a guitarra e a bateria vão crescendo durante a canção para estourar no final; méritos também a Alex Turner que compõe uma música tão profunda e intensa. A partir daí tudo volta ao normal, This House is a Circus; If You Were There, Beware e The Bad Thing remetem ao cd lançado ano passado, porém não tão dançantes. O final fica para a tocante 505, que, acompanhada de um órgão (sim, Arctic Monkeys e órgão estão na mesma frase), nos apresenta Alex Turner quase como um trovador, esperando voltar para sua amada e imaginando-a deitada a sua espera, além da melodia que estoura no final fazendo com que a canção não deva nada a A Certain Romance, que termina brilhantemente o primeiro álbum.

Favourite Worst Nightmare faz com que o Arctic Monkeys se posicione como melhor banda da Era pós-Strokes e Libertines e dá sentido à rapidez com que foi lançado após um primeiro álbum tão bom. Eles não se cansam de fazer músicas boas, por isso quem não gosta deve dar uma chance aos macacos.
Believe in this hype.


Por Rodrigo Giordano

6 comentários:

Anônimo disse...

muito bom a review!
continue assim

galhardo90 disse...

mto bom o cd!

Katacultura disse...

Olá
Muito legal essa sincronia no disco do AM. eu gostei bastante desse disco. Vou colocar um link do seu blog no katacultura. mantemos contato.
Abraços

galhardo90 disse...

ae boa noticia!
arctic monkeys no brasil
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/05/01/295587666.asp

valeu emoow

Anônimo disse...

não consegui abrir o arquivo... será que é o meu computador?

Rádio 2 disse...

Beatriz dê mais detalhes do problema... talvez vc precise do arquivo winzip ou winrar, que vc pode encontrar em qualquer bom site de downloads...

espero ter ajudado