quinta-feira, 1 de março de 2007

Arcade Fire - Neon Bible

Black Mirror
Keep The Car Running
Neon Bible
Intervention
Black Waves/Bad Vibrations
Ocean Of Noise
The Well And The Lighthouse
(Antichrist Television Blues)
Windowsill
No Cars Go
My Body Is A Cage



Faça o download aqui:
http://rapidshare.com/files/18953681/Neon_Bible_-_Arcade_Fire.zip


Na época em que EMOção ganhou um sentido pejorativo, o Arcade Fire fez um cd brilhante (Funeral), que tocou os corações dos mais radicais indies do planeta, com uma música sincera, baladas explosivas, emoção à flor da pele, acordeons, harpas, órgãos, violoncelos, xilofones, etc. Daí chegou 2007 e junto com ele, Neon Bible e... adeus emoção! adeus xilofone! adeus genialidade!

Calma, eu não estou dizendo que o Arcade Fire deixou tudo que construiu para trás (nem que demitiu o cara do xilofone), mas em seu novo álbum, a maioria das músicas dá o sentimento que está faltando alguma coisa. Claro que eu não queria que mais alguns parentes dos canadenses tivessem morrido pra eles produzirem um cd emocionante e sincero, como aconteceu no primeiro. Mas toda maestria esperada não veio em Neon Bible.

Pontos positivos, porém, não faltam nesse novo trabalho: as letras são mais ecléticas, há variação de assuntos; as guitarras têm mais espaço; a influência de David Bowie fica mais marcante. O começo é tenso com a canção Black Mirror, que é a melhor do cd e poderia facilmente estar em Funeral. O principal detalhe é como Win Butler mostra que pode variar sua voz, com uma qualidade impressionante; e você achando que o Arcade Fire continua genial... Keep The Car Running poderia estar em qualquer cd do Smiths e você nem iria perceber; A terceira faixa, Neon Bible, nos deixa à espera da explosão... que não vem. O órgão comanda o fundo de Intervention, fazendo da música triunfal com a ajuda da letra que questiona a devoção à Igreja (“You’ve been working for the church while your life falls apart. Singin’ “Hallelujah” with the fear in your heart”); Logo após, “chega” Black Waves/Bad Vibrations, dividida em duas partes em que a interação entre as vozes do casal Régine Chassagne e Win Butler, é umas das poucas qualidades; Ocean of Noise, é uma balada fraca e chata, que você nunca esperaria vir do Arcade Fire. O lampejo de genialidade da primeira e quarta música do álbum só voltam na seqüência entre a sétima e décima música; The Well And The Lighthouse é levada por guitarras e lembra as boas e velhas (?) “Neighborhoods”; (Antichrist Television Blues) é uma bela canção que mostra que há Johnny Cash no Arcade Fire e ironiza a influência da igreja na vida das pessoas (“You’re gonna have your day in the sun, you know God loves the sensitive ones”.); Guerras e soldados são assuntos freqüentes neste álbum, como em Windowsill, em que as anáforas do começo deixam clara a busca pela fuga da sociedade (“The Windows are locked now, so what’ll it be? A house on fire or rising sea?”.); A décima faixa é uma velha conhecida, No Cars Go é perfeitamente encaixada no álbum. Para o final act, a volta do órgão se mescla com a voz do vocalista em My Body Is a Cage, que termina bem o cd mas não é uma grande canção. E você não acha mais que o Arcade Fire continua genial...

Neon Bible é isso, apenas um bom disco. A parte instrumental está mais fraca, Win Butler não solta tanto a voz quanto antes, etc. E influenciado por toda onda religiosa do álbum, que foi gravado em uma igreja em Montreal, tenho que confessar que errei, errei feio ao ouvir Funeral antes de Neon Bible. Não me arrependo.


Por Rodrigo Giordano

2 comentários:

galhardo90 disse...

bom q agora pra qm usa mac da pra abrir o arquivo sem problemas, jah q ta em .zip

Anônimo disse...

E eu que achei esse cd tão bom, imagina o primeiro.

E esse blog, que eu achei no meio do nada, é tão bom tb. Gostei.